A porcao inicial.
50g farinha de trigo forte e boa.
50g farinha de centeio
100~125g de água morna
Agoraa... Vocês podem fazer com 100% de farinha simples se quiserem que funciona também. Ou melhor ainda se achar farinha de espelta (Spelt flour), mas acho que nao deve ser fácil no Brasil. Naverdade qualquer uma resulta num excelente pão.
Bata bastante pra deixar o ar entrar fazendo um creme denso tipo uma massa de panqueca meio seca. Não se preocupe tanto com a consistência.
Deixe o pote coberto com filme plástico pela cozinha num lugar sem muita corrente ar.
Dia 2
No segundo dia, mais ou menos na mesma hora, verifique seu fermento. Se estiver idêntico sem nenhuma borbulha, deixe mais um dia, se já tiver sinal de atividade, de um pouco de comida repetindo a dose inicial. Garanta que o pote tenha bastante espaço de sobra.
Dia 3
Seu fermento deve estar ativo agora, as vezes pode levar mais um ou dois dias. Se passar de 3 ou 4 sem forte atividade, sinto informar mas jogue fora e tente novamente.
No caso de boa atividade e um aroma meio adocicado e agradável. Descarte a metade da massa e adicione a mesma dose inicial.
Dias 4~7
Continue o mesmo procedimento e em 7 dias (caso a sua fermentação já ocorra desde o segundo dia, seu fermento está pronto para o primeiro pão.
Geralmente as receitas básicas para 1kg de pão requerem 100g de fermento.
Mantendo o fermento
O procedimento para manter seu fermento recém nascido é simples...
No dia 7 utilize o descarte para fazer seu primeiro pão.
Ao realimentar o fermento, passe para um pote com tampa e que possa conter mais o menos o dobro do volume. Este container não deve ser totalmente selado. O fermento tem que sempre respirar.
Leve para a geladeira em vez de deixá-lo na cozinha e repita a operação uma vêz por semana, ou quando for fazer pão. Realimentando com a mesma e famosa porção inicial.
Sempre fique de olho pra ver se ha falta de atividade. O fermento é forte e pode estar bom mesmo se vacilar por uns 10 dias. Você pode até congelar se não for usar por período longo.
Agora vai la fazer o pão que já está na hora...porque não começar com um Sourdough Basic?

Comments
Post a Comment